sábado, 12 de março de 2011

Blogs legais, de gente legal, falando de um mundo incrível

Acho que já deu para perceber que não costumo escrever em primeira pessoa, acho que por vício acadêmico. Só pode ser. Mas, hoje vou tentar driblar este vício...vamos ver...




Tudo bem. De todo modo, creio estar comunicando algumas ideias, questões que passam pela nossa cabeça e que, por conta das correrias da vida, da aceleração de nosso cotidiano, nem sempre encontramos alguém com tempo, disposição ou afinidade (ou tudo isso junto e misturado) para poder compartilha-las.

Como escrever, de certo modo, é buscar leitores para seus escritos (interlocutores, na melhor das intenções), é tirar as ideias da gente e, com uma pitada de medo (seremos julgados?) e coragem (e daí se o formos?) e  coloca-las no mundo, doa-las a outros para que aquelas ideias (que já não nos pertencem, será?) possam ser melhoradas, lapidadas, aperfeiçoadas, tornadas melhor do que poderíamos sozinhos fazer e, quem sabe um dia, por uma dessas traquinagens do destino, consigamos recebe-las de volta?





É indissociável, pelo menos para mim, o par escrita-leitura. Afinal, parece que a gente só escreve quando está quase transbordando de tudo aquilo que pôde ler, do alimento que colheu em diversas fontes, que engordam e fazem crescer as nossas próprias histórias. Assim, quando estou em processo de escrita, é a fase que costumo ler muito. Ler de tudo, virtual ou impresso, acadêmico ou trivial.






Apenas alguns exemplos dessa prática nesses dias: estou lendo, para a pós-graduação, "Questões de Método" do Sartre; "Métodos da Geografia" de Pierre George (e já tem na fila dois escritos do Marx - O 18 Brumário e Crítica da Economia Política, além de um texto do Vidal de la Blache). Como lazer, estou já na metade do livro de Ingrid Betancourt ("Não Há Silêncio que não termine") que conta, com belas descrições e escrita impecável, seu cotidiano durante os quase sete anos que passou sequestrada pelas FARC-EP na selva colombiana.




Também costumo ler em meio virtual -afinal, a internet facilitou muito a nossa vida para encontrarmos coisas escritas inteligentes e interessantes no conforto do nosso lar.

Como estou trabalhando em dois textos simultâneos para o blog e, enquanto eles não ficam prontos, gostaria de compartilhar alguns endereços de gente legal, competente e que, virtude muito apreciável por mim, tem o coração na ponta dos dedos enquanto escreve...emoção pura (e nem sempre dissociada da razão mais profunda!)





Como sempre busco ler escritos de gente que tenta desvendar o mundo, ou falar sobre ele, acho fantástico viajar junto, mergulhar nas ideias do outro, pensar sobre aquilo que pensaram e poder clarear as próprias ideias que tenho sobre as coisas. Afinal, isto também é viver a vida com intensidade e sabor!

Vou colocar alguns dos endereços que tenho visitado, como disse, nessa descoberta de gente muito bacana, para vocês poderem compartilhar do prazer que tenho tido ao ler as maravilhas que, com grande generosidade para se doar ao mundo, elas  nos oferecem:




Um abraço a todos,
James

Nenhum comentário:

Postar um comentário