domingo, 20 de fevereiro de 2011

Geografias do Nordeste

Os livros didáticos têm pecado, excessivamente, ao tratar da Geografia Nordestina. Quase nunca, salvo raríssimas exceções, a abordagem escolar vai além daquela clássica situação de divisão daquela região através dos recortes tradicionais (Zona da Mata, Meio Norte, Agreste e Sertão), com uma pesada descrição de suas características naturais principalmente. Essa geografia então se torna enfadonha, chata, inútil. Pura decoreba.

O Nordeste já foi o coração econômico do Brasil e, ainda hoje, é uma região extremamente dinâmica, cheia de grandes contrastes, riquezas, culturas e tradições. É disso que devemos tratar para sermos mais fiéis à sua formação geográfica.

Uma proposta é que passemos a tratar o Nordeste a partir da ideia de um território em constante movimento: as migrações, a dinâmica interna, os eventos modernizadores são exemplos de expressões que decorrem de processos que merecem ser mais bem compreendidos pelos professores, pesquisadores, estudantes, e pela população brasileira em geral.


Há vetores interessantes de modernização que têm transformado a primeira natureza nordestina em um novo meio geográfico repleto de possibilidades: a agricultura de exportação; a piscicultura, o mercado regional mais aquecido do que o de outras regiões brasileiras. É impressionante a altíssima qualidade das frutas produzidas no Rio Grande do Norte, no Piauí ou no Vale do Rio São Francisco, para citar apenas alguns poucos exemplos.

Quem (re)conhece que o Rio Grande do Norte é exportador de pedras preciosas, ou produtor de petróleo? Que o Piauí concentra grandes parques estaduais e nacionais com patrimônio histórico e arqueológico de inestimável valor? Que com investimentos japoneses os potiguares tem cultivado pomares de altíssima qualidade nos solos arenosos nos arredores de Natal? Que questões ligadas a litígios territoriais deixaram profundas cicatrizes no mapa do Brasil (Piauí x Ceará, por exemplo)?

Há também outras questões como aquelas  ligadas à uma Geografia Política do Nordeste, como a proposta de criação de novos estados brasileiros como o Maranhão do Sul e Gurguéia (região sul do Piauí), decorrentes das profundas dinâmicas territoriais, produto dos conflitos entre as oligarquias tradicionais e as novas forças políticas ligadas à expansão das fronteiras agrícolas, que poderiam ser mais bem exploradas nos livros.

Logo mais voltaremos ao tema, com maior detalhamento da Geografia de alguns dos estados nordestinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário