domingo, 20 de fevereiro de 2011

Piauí

Hoje voltei de minha 11ª viagem ao Piauí. Desde quando fui pela primeira vez ao estado, a trabalho, já percebera o quanto somos ignorantes, nós aqui do Sudeste, em relação à toda dimensão de coisas que existem no Nordeste.

Voltando ao Piauí: já na minha segunda viagem (sempre a trabalho), fui visitar Pedro II - a "Terra da Opala" - município onde, segundo diz a lenda, já foram extraídas mais de 55 toneladas dessa pedra semi-preciosa, que pode custar mais caro do que um diamante. Para quem não conhece uma Opala, e ela já transformada em jóia, seguem algumas fotos para dar uma ideia de sua beleza:



A cidade de Pedro II é bem bonitinha, e a noite, no sertão, é muito linda - a noite sertaneja é uma das mais lindas que já vi! Sei lá, é difícil descrever: mas é daquelas noites que fazem a gente pensar muito, que nossa visão fica cristalina, e nossa mente viaja longe!

Vou colocar aqui algumas fotos para vocês poderem sentir, pelas imagens, um pouco da atmosfera de lá:










Me impressionei bastante com a grande quantidade de motos que lá existem, e do modo como elas são ocupadas: vi motos com duas, três, quatro pessoas em todas as combinações de gênero possíveis sobre elas! Diz um amigo meu de Pernambuco que as motos já são a consequência da terceira modernização dos sistemas populares de transporte do Nordeste - primeiro havia os jegues; depois, as bicicletas e, por fim, essas coisinhas sedutoras de duas rodas, que tem conquistado a população de cidades inteiras daquela região.

Logo mais, voltarei a escrever sobre o Piauí, uma terra apaixonante e de muitos encantos!

3 comentários:

  1. O Nordeste tem lugares maravilhosos, quem nunca visitou e tem a oportunidade de conhecer se surpreende. Moro aqui em Olinda = PE, e é um lugar muito belo. Também conheço alguns estados do Nordeste que vale a pena conhecer.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns James, ótimo blog!!!
    Adorei s livros para download também.
    Obrigado pela postagem, sou piauiense de Teresina, e só nós sabemos o quanto é negativa a imagem do Piauí nos outros estados, e o quanto os piauienses são discriminados, muito embora as pessoas nunca tenham vindo ou ao menos pesquisado sobre o Estado.

    ResponderExcluir
  3. Tava pesquisando sobre a pedra opala e encontrei este bolog. Gostei de ter visto estas fotos. Pois ganhei uma jóia semi precisoa com a pedra opala, quem me presenteou foi a namorada do meu filho, uma piauiense muito legal que valeu à pena ter conhecido. O povo brasileiro precisa conhecer o Nordeste do nosso país. Sou de J. Pessoa e me sinto muito orgulhosa por morar no Nordeste.Valeu ter encontrado este blog. Gostei.

    ResponderExcluir