segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A Geografia nos Filmes e Documentários

Hoje é exigência para o trabalho do professor de Geografia, em particular, diante da concorrência do vídeo, do cinema, da televisão, a diversificação do formato de suas aulas. Não cabem mais aulas "descritivas" e decorebas. O trabalho com filmes, documentários, poesias, charges, dentre outros recursos visuais, possibilita uma grande diversificação e enriquecimento das aulas, facilitando, sem empobrecer conceitualmente, o trabalho do professor. Desde que esses recursos sejam escolhidos, na montagem dos planos de aula, com algum critério.

Como a Geografia é uma ciência empírica, torna-se uma exigência a escolha de recursos temáticos, adequados à faixa etária, e que tragam novas formas de conhecer, pensar e compreender o mundo contemporâneo.

Dois exemplos de filmes e documentários que costumam encantar bastante os alunos, de todas as idades, pela riqueza e qualidade na construção das cenas e roteiros são BARAKA e O POVO BRASILEIRO, este último baseado na obra homônima do antropópogo Darcy Rybeiro.




Baraka é um documentário construído de uma forma fascinante: apenas com o uso de imagens e sons, sem narrativa, são mostradas diversas paisagens do mundo todo - filmado em mais de duas dezenas de países, em todos os continentes do Planeta, ele expressa a interligação entre povos, culturas que, em suas diferenças, possuem diversos pontos de convergência. Bastante poético, nos leva a pensar sobre muitos dos significados da vida humana sobre a Terra.

Já o belíssimo documentário "O Povo Brasileiro", feito a partir da obra revolucionária daquele que considero um dos maiores intelectuais brasileiros - o professor Darcy Ribeiro - mostra com enorme competência a complexidade presente na formação histórica do povo que habita o nosso país. Ficam aqui as dicas...

Futuramente, retornarei a este post para acrescentar uma lista de filmes que podem ser utilizados com grande sucesso nas aulas de Geografia.

Um comentário:

  1. Fala cara! td bem? adorei o blog
    e por coincidencia comecei meu curso de GEOGRAFIA hj na Universidade Federal de São João Del Rei. Mto bom. Vou indicar seu blog pra turma. Se puder dê uma passada no meu Blog...
    é sobre viagens nas Minas Gerais e no Brasil...
    www.fabiocabraldurso.blogspot.com
    Abraços e sucesso!
    Fábio

    ResponderExcluir