sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Globo Animal e a Desinformação do Mundo (parte 2)

É impressionante o esforço da Rede Globo em alimentar a alienação dos espectadores. Considerando-se que esta TV, como todas as outras, possui  para funcionar uma concessão pública, deveria cuidar melhor de sua programação, respeitando os movimentos da história contemporânea, e a inteligência dos brasileiros.

Com todo arsenal que possuem (equipes técnicas, jornalísticas) e uma tecnologia de transmissão bastante potente, abrangente, é lamentável a escolha dos temas de alguns dos programas "jornalísticos" da emissora. Falo, principalmente, daquele que costumo denominar de "globo animal", que vai desse arremedo de jornalismo de terceira que ocupa a grade da emissora às sextas a noite - cujo nome oficial é "Globo Reporter", até o Fantástico.

Assisti a uma parte do programa desta última sexta-feira (25/02/2011) e a programação fora a seguinte, em uns 15 minutos que aguentei ficar na frente da TV: uma descrição que ia das tempestades do Pacífico, passando pelo Havaí, entrando na escala do mundo quase invisível dos insetos (ampliado com lentes potentes), chegando até o "vôo da morte" dos filhotes de albatrozes que, por infeliz coincidência do destino (deles), tentam aprender a voar em águas infestadas de tubarões, não possuindo o direito de, para conquistar a tão desejada habilidade de voar, errar mais de uma vez.

Já houve quem tivera a genial ideia de fazer um documentário para criticar a toda poderosa senhora global (muitos já devem ter ouvido falar no já clássico "Muito Além do Cidadão Kane), sofrendo pesadas censuras, diretas ou indiretas, na época. É preciso que surjam outras vozes como a do britânico Simon Hartog, diretor do famoso documentário, para serem as vozes dissonantes e críticas às imbecilidades televisivas deste início de século XXI. (assista o vídeo aqui: http://www.youtube.com/watch?v=JA9bPyd1RKQ)

A crítica que fazemos à parte da programação televisiva soma-se a muitas outras que analisam o esforço da grande mídia em utilizar os sistemas de informação de que dispõem, neste atual período histórico também chamado de informacional, não para esclarecer, mas para dissimular e confundir, para enganar, para distrair.

(para textos inteligentes e críticos sobre a mídia, visitem: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/

Há todo um processo de mudanças e conflitos em curso em parte da África, e no Oriente Médio, e isso não entra na programação global. Quando muito, aborda-se o tema, em outros programas da emissora, de forma sempre rasa, superficial, valendo-se de inúmeros preconceitos, chavões, discursos prontos - e vazios. E bem que poderiam pesquisar, estudar, produzir e esclarecer, através de informações mais úteis, do que as mostras de amor do mundo animal.



O que impede de colocarem em uso todo poder de produção de informação que tem para produzir algo mais interessante, e útil? Por quê não convidam os grandes pensadores - e aqui não servem os Demétrios da vida...para tratar de temas que dizem respeito a questões em curso para parcela significativa da humanidade? A resposta é simples: porquê é necessário manter o povo ignorante, ou alimenta-lo com os ódios e preconceitos que interessam a determinadas classes sociais, não à uma revolução das consciências.

É claro que não dá para apontar, apenas, que a péssima qualidade da TV é o elemento principal que explica o nível de alienação e desconhecimento do nosso povo, em relação a outras partes do mundo. Junta-se o cardápio indigesto da TV tupiniquim, mais o péssimo nível de nossa educação nacional, aí sim, é o retrato da tragédia anunciada. Mas, aqui já entro em assunto para outro post.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com o que você escreveu acima, é triste ver como funciona essa massa manipuladora(tv globo)com os seus programinhas limitados,um dia estava em uma festa e o assunto foi o programa BBB,todos discutiam quem deveria ser o próximo líder fervorosamente.E eu ali,totalmente alheia rsrs,agora vem a pergunta:
    Como a pessoa pode perder o seu tempo e gastar seus míseros neurônios se preocupando com isso?
    Claro muitas vezes queremos assistir algo p/relaxar e descontrair,mas please com moderação!!Então agora me diga de quem é a culpa?
    Te agradeço a visita e o comentário,bjs!!

    ResponderExcluir
  2. Eu diria mais...

    aliás, já disse

    visite:

    Artigo: Os donos do meio
    http://cidadaosilva.blogspot.com/2010/03/os-donos-do-meio-republicacao.html

    Outros artigos relacionados:
    O ataque das empresas de comunicação não vai se restringir apenas a TV Digital
    http://cidadaosilva.blogspot.com/2010/07/o-ataque-das-empresas-de-comunicacao.html

    Novas Tecnologias: das actas diurnas aos blogs
    http://cidadaosilva.blogspot.com/2010/09/novas-tecnologias-das-actas-de-julio.html

    ResponderExcluir