terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Natureza, Paisagens, Espaço e Geografia

Ultimamente, têm se tornado bem comum ouvirmos comentários como "a geografia favoreceu ou dificultou" tal fato, coisa, processo. Geralmente, a referência à geografia é bastante incompleta, quando não, errônea. Geografia significa muito mais do que natureza, ou os aspectos físicos do Planeta. Ela é o híbrido da natureza, das construções e das ações humanas. Tudo isso junto, como resultado da ocupação humana de porções da Terra.

O espaço geográfico é isso: a somatória dos conjuntos de sistemas naturais e artificiais, mais a vida que lhes anima. Ele - o espaço - possui então dimensões como a economia, a política, a cultura. Expressões do gênio humano que se expressam através das paisagens - nesse caso, as paisagens que são produtos da técnica, do engenho, do trabalho humano. É assim que, há mais de 10 mil anos, os homens têm modificado a superfície da terra, e constituído uma outra natureza. Voltaremos a este tema no futuro próximo.

Para quem gosta de fotografia, é possível pensar sobre o significado do espaço geográfico utilizando-se deste fabuloso recurso técnico que é a captura do tempo, do instante, pela direção da mente e do olhar humanos....vejam que belo exemplo temos aqui:   http://br.olhares.com/. Boa viagem geográfica por este mundo das imagens a todos...

Um comentário:

  1. Daí podermos concluir que o objeto da geografia é o espaço geográfico, dotado de toda a complexidade que V.Sa já descreveu. Grande abraço!

    ResponderExcluir